Rodízio de veículos: Como funciona?

O rodízio de veículos é uma prática que é adotada em algumas cidades do país

O rodízio de veículos foi implementado em 1997, dentro do programa de restrição de trânsito dentro do estado de São Paulo. Dessa forma, ficou conhecido como rodízio municipal.

Ele nasceu com o intuito de melhorar a qualidade no trânsito da maior cidade do Brasil.

Naquela época, o volume de veículos tinha cerca de 4,7 milhões. Atualmente este número é superior a 24 milhões.

Antes de ser sancionado definitivamente, este plano teve diversas mudanças, como por exemplo os horários de circulação de carros, além de dias estipulados de acordo com a placa de cada veículo. Além disso, diversas multas e fiscalizações específicas para garantir que ele fosse cumprido à risca.

Essas dicas e explicações sobre o rodízio, vai principalmente para você, que pretende ir para a cidade mas não conhece essa prática.

Como funciona o rodízio de veículos em São Paulo?

O objetivo do rodízio é reduzir o trânsito intenso ao máximo
O objetivo do rodízio é reduzir o trânsito intenso ao máximo

Para quem mora fora do estado de São Paulo e não está acostumado, pode achar o rodízio bastante confuso à primeira vista. No entanto, a regra de circulação é bastante simples.

Primeiramente, o ponto inicial refere-se ao final do número da placa do veículo, que vão de segunda a sexta-feira. Dessa forma, um dia por semana, cada veículo é proibido de circular pela cidade em alguns horários. Sendo assim, durante seis horas, na parte da manhã e final da tarde, também conhecidos como horários de pico de trânsito, esses veículos são impedidos.

Dessa forma, ficará assim:

  • Segunda-Feira – Placas com final 1 e 2
  • Terça-Feira – Placas com final 3 e 4
  • Quarta- Feira – Placas com final 5 e 6
  • Quinta-Feira – Placas com final 7 e 8
  • Sexta-feira – Placas com final 9 e 0

Com isso, respectivamente, o rodízio vale pela manhã das 7 às 10h da manhã. Já a tarde/noite, a fiscalização começa às 17 e vai até às 20h. Durante esse período, se você circular por São Paulo, pelas vias que integram o rodízio, receberá uma multa.

As principais vias onde o rodízio é válido são os bairros: Liberdade, Bela Vista, Moema, Mooca, Belém, Brás, Pinheiros, Perdizes e Tatuapé. Isso porque acessam as principais vias do centro expandido da cidade: Marginais Tietê e Pinheiros e parte da radial leste.

É possível andar pelos bairros nos dias de rodízio?

Se não estiver dentro do horário proibido pode. No entanto, se não conseguir parar o veículo a tempo, a chance de receber uma multa aumenta bastante.

Há alguma forma de não ter rodízio em meu veículo?

As regras do rodízio contam com algumas exceções especiais. Você poderá ver a lista completa dentro do site da CET. No entanto, algumas das situações para isenção são: Médicos, Carros PCD e veículos de serviços públicos e/ou essenciais.

Além disso, a legislação municipal isenta que carros elétricos ou híbridos cumpram o rodízio.

 

Como funciona o rodízio de veículos em SP para carros de outras cidades?

Esse é o ponto mais importante deste texto para vocês que não moram em SP.

Veículos com placas de outras cidades não estão isentos do rodízio na cidade de São Paulo.

Independente da cidade de origem da placa, qualquer veículo que circular dentro da cidade deverá cumprir o rodízio, mesmo que não saiba e caso seja pego furando o rodízio, provavelmente será multado pela CET.

Há alguma tolerância em relação ao rodízio?

A resposta é curta e grossa, não. Assim que o motorista acessa uma área de rodízio no horário estipulado para a placa daquele carro, poderá levar uma multa ao passar por algum fiscal ou por radares.

Se você ignora o rodízio comete uma infração média. Assim, sua multa será cerca de R$ 130,16 e mais 4 pontos na CNH.

Quantas multas são possíveis de receber quando se desrespeita o rodízio?

Boa parte das pessoas não sabem, mas é possível receber mais de uma multa caso o rodízio não seja respeitado em um único dia.

Entretanto, essa multa se limita por período. Ou seja, mesmo se você for flagrado quebrando o rodízio por duas, três ou mais vezes pela manhã você só receberá uma multa.

Isso poderá também acontecer no período da tarde e da noite, independentemente do número de vezes que você seja flagrado, apenas uma multa período pode ser aplicada.

Vale ressaltar que a aplicação da multa pode ser feita por diferentes órgãos de trânsito.

Sonha em comprar um veículo novo ou seminovo? Aqui nós temos

Nós, da Wandré Veículos oferecemos para os nossos clientes uma grande variedade de carros novos e seminovos.

Sendo assim, conte conosco na hora de realizar a sua compra. Agende já o seu test-drive.

Se quiser continuar acompanhando nossos conteúdos, acompanhe o nosso blog.