Neste post você verá o que é a tabela FIPE, como funciona e qual a forma correta de consultar?
A Tabela FIPE expressa preços médios de veículos no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações. Dessa forma, os preços efetivamente praticados variam em função de: região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.
Ela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos, além de ser usada como bases para contratos e seguros.
No entanto, a forma como ela é desenvolvida e eventuais discrepâncias com o mercado, são os principais responsáveis por gerar dúvidas.
Dito isso, a FIPE foi criada em 1973 para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. O órgão presta serviços ao governo e empresas privadas, e tem no Preço Médio de Veículos, também chamada de Tabela FIPE 2022, um de seus principais produtos.
Esse índice é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, novos e seminovos no mercado nacional. É apossado dos valores, pesquisadores descartam os preços muito altos, baixos ou com alguma discrepância estatística. O resto dos números são usados para criar uma média, e é esse o valor que vai constar para aquele determinado veículo na tabela FIPE carros.
Como funciona a tabela FIPE?
A tabela FIPE mostra os preços médios do mercado automotivo no país. Além disso, ela é bastante usada na hora de fazer seguros, financiamento e negócios. Por ser tão importante para esse mercado, é muito comum observar nas propagandas e nos contratos a frase “Pagamos tabela fipe”.
Vale lembrar ainda que a tabela conta com atualizações mensais. Por conta disso, é importante sempre se atentar aos preços de mercado dos automóveis, que são ajustados de mês a mês. A consulta é fácil e pode ser feita de forma gratuita.
Como é feito o cálculo?
O valor da tabela corresponde a uma média que reflete os preços anunciados pelos vendedores. No caso dos veículos seminovos e usados, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas capta os preços de um veículo ofertado a partir disso. Além disso, exclui os valores muito altos e muito baixos, com poucas observações, escolhidas estatisticamente.
Por isso, a média é calculada entre a grande maioria dos preços levantados. Neste cálculo, são desconsiderados:
- Carros para vendas especiais, como veículos para revenda de governos
- Veículos blindados
- Carros personalizados
- Veículos com conversão de motor
- Veículos reformados/transformados
- Carros de fabricação própria
- Veículos de marcas não consolidadas no mercado ou com a importação independente
- Veículo de teste
Vale lembrar mais uma vez que o preço é um valor de referência e a realidade encontrada no mercado pode ser diferente por vários fatores, que serão definidos pelos vendedores na hora de fazer negócio. Sendo assim, alguns desses são estado de conservação do veículo, quilometragem e os equipamentos que o mesmo possui são alguns exemplos que fazem o preço variar do que consta na tabela.
Como calcular o preço conforme o segmento do veículo?
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, apura os preços de veículos para diferentes segmentos, cada um com suas especificidades, confira:
- Para o segmento de carros e utilitários a partir de modelos de 1985
- Para caminhões e micro-ônibus Os preços médios são apurados à partir do ano-modelo de 1981. Vale lembrar que para caminhões, a apuração acontece apenas em relação ao valor de chassi-cabine de cada marca, além do modelo e versão.
- No caso de motos, triciclos e quadriciclos é apurado à partir do modelo de 1990
- No caso dos veículos zero km, o preço médio é apurado dentro de uma versão com opcionais: básico, intermediário e completo, para o consumidor final com o valor à vista
Por que a tabela FIPE é importante?
Como falamos anteriormente, a tabela é a principal referência para o mercado, vendedores e consumidores no âmbito automotivo nacional. Isso serve para calcular o preço médio de um veículo usado, por exemplo.
No entanto, além disso, a tabela FIPE também é muito usada para financiar, fazer seguros e negociações, servindo como base até mesmo para o cálculo de tributos, como o IPVA, e disponibiliza de forma oficial e exclusiva a consulta pública ao preço médio de veículos.
Dessa forma, ela é fundamental para ajudar varejistas e compradores de automóveis, de forma que estes possam ter uma base de cálculo para as vendas e compras e também para assegurar e financiar os negócios.
Se você deseja ter acesso, baste acessar o site oficial ou fazer o download do aplicativo na loja do seu smartphone.
Este conteúdo foi útil para você? siga nos acompanhando em nosso blog.