Quais são os melhores carros para frotas veiculares?
Os carros para frotas veiculares devem ser bem selecionados, afinal, não são uma tarefa tão simples de se resolver. Primeiro, você deve conhecer os diferentes tipos de veículos para depois tomar a decisão final. Isso deve ser feito de acordo com as necessidades das demandas das empresas.
Além disso, após definir quais os modelos e as categorias, você ainda deve estudar as marcas para saber quais possuem os recursos compatíveis à sua frota, sem falar no custo-benefício.
Para montar a sua frota com carros que cumpram todas as operações de campo, você deve tornar a sua rotina a mais simples possível.
Por conta disso, desenvolvemos este artigo para que você possa conhecer diferentes tipos de veículos que podem ser utilizados em frotas. Dessa forma, você poderá selecionar os melhores no momento de montar a sua, ou se quiser aumentar a sua.
Carros compactos, focados em economia e praticidade para os motoristas
De forma geral, os carros compactos são utilizados para serviços de atendimento e entregas realizados dentro de um mesmo município.
Ou seja, são o tipo de carro perfeito para demandas regionais e sem o transporte de grandes cargas. Assim, pode ser utilizado para entregas de pequeno e médio porte.
Geralmente este tipo de veículo é usado pelos seguintes segmentos:
- Técnicos de empresas de TV à cabo, telefonia e internet
- Corretores de imóveis
- Equipes de vendas e serviços
DDependendo do ramo de atuação da empresa, os carros da frota podem necessitar de alguma alteração ou personalização. Ou seja, adição de porta-escada e adição de outros porta objetos, por exemplo.
Além disso, os carros compactos são muito vantajosos, isso porque são facilmente manobráveis e são fáceis de estacionar, mesmo em vagas mais apertadas. Dessa forma, o dia a dia do motorista que opera no meio da cidade se torna muito mais tranquilo.
Os carros compactos são mais leves, possuem motores menores, sistema flex e são mais econômicos. Os mais modernos contam com sistema de otimização de performance e outros confortos, como é o caso da direção hidráulica.
Por fim, há uma grande variedade de estilos de carros compactos, assim, você pode escolher carros que unam custo-benefício e estética.
Carros Sedã, focado em espaço e conforto
O principal benefício dos carros Sedã são seus amplos espaços, tanto na parte do passageiro, quanto nos porta-malas.
Além disso, eles são mais seguros e contam com motores bem fortes. Os motores dos veículos desse tipo oferecem mais torque e potência, o que faz toda diferença para motoristas que pegam estrada.
Os carros Sedã, de modo geral são focados exclusivamente no transporte de pessoas, e contam com equipamentos como:
- Ar-condicionado
- Teto solar
- Bancos de couro
- Sensores de estacionamento
- Comandos no volante
- Centrais multimídia
- Itens de segurança de fábrica
Carros utilitários para frotas: Para transporte de pessoas e cargas ao mesmo tempo
Os carros utilitários são furgões, picapes e caminhonetes, que são ideais para empresas com demandas como:
- Deslocamento de pedidos ou materiais de trabalho
- Transportadoras de medicamentos
- Entregas de alimentos
- Prestação de serviços e manutenção
Dessa forma, desentupidoras e equipes de jardinagem são dois segmentos que utilizam este tipo de veículo. Isso porque, sua carroceria é aberta, e suportam materiais altos e longos.
Por outro lado, os furgões tem parte de carga fechada e podem comportar toda a equipe que realizará o serviço. Além disso, suas cargas não ficam expostas as situações climáticas que podem causar reações químicas.
São maiores que os compactos, e ótimos para diversos tipos de carga, desde as mais leves até as mais pesadas, que não poderiam ser comportadas em um compacto ou sedã.
Eles são ótimos para viagens mais longas, em estradas, e também nos centros urbanos, o que os tornam versáteis.
Dito isso, pesquise sobre diversos modelos disponíveis e veja qual se enquadra melhor no segmento e na demanda de sua empresa.
Veja como escolher os melhores carros para frotas
Conhecendo os 3 principais tipos de veículo, chegou a hora de você analisar minuciosamente para outros detalhes.
Fatores como preços, devem ser levados em conta, mas não são tudo. Isso porque, o preço é um fator crucial na hora de montar uma frota, podendo pesar no bolso futuramente.
Veja algumas dicas abaixo de como escolher o seu veículo.
1. Analise bem os carros usados
Tenha preferência em comprar um seminovo em concessionárias.
Carros usados são mais baratos, porém, comprando diretamente de um dono você não terá garantia alguma sobre o estado do veículo.
Observe também o valor de venda, caso esteja muito abaixo do valor da tabela FIPE, desconfie.
Se atente em alguns detalhes antes de comprar, como:
- Tipo de veículo
- Desgaste das peças
- Quilometragem
- Documentação
- Custos de manutenção
- Qualidade dos pneus e freios
- Consumo de combustível
- Disponibilidade de peças no mercado
- Segmento de sua frota
É fundamentalmente importante se atentar a pequenos detalhes antes de comprar os carros usados.
2. Compreenda a sua persona e sua demanda
Entender as demandas diárias de sua empresa é fundamentalmente importante para escolher o carro. Isso porque, é ela quem irá determinar o desgaste de seu veículo para o transporte.
Se sua empresa faz transporte de grandes cargas, opte pelos utilitários, já nos de pequena e média, busque pelos compactos.
3. Veja os custos da frota
Carros empresariais demandam outros gastos, além do que já é gasto para formar a sua frota.
Quando definir o tipo de veículo, faça uma análise completa do custo, como manutenções corretivas e preventivas, de combustível, seguro, impostos, documentação, etc.
Onde comprar carros para frotas?
Aqui na Wandré Veículos contamos com uma grande variedade de carros, onde você poderá escolher o que atende melhor a demanda de sua frota.
Preencha o formulário e entraremos em contato com você.