Carros para taxistas

Conheça neste post quais são os melhores carros para taxistas e quais são os mais usados

Há muitas opções de carros para taxistas, no entanto, nem todo carro pode ser um táxi. Para quem quer ganhar dinheiro, ser taxista é uma forma interessante e segura. Isso porque, se trata de uma profissão regularizada e que oferece algumas vantagens ao motorista, como por exemplo: Flexibilidade, autogerenciamento do trabalho e até isenção de impostos na compra de alguns veículos.

Caso você seja um taxista ou pense em se tornar um, separamos para você alguns modelos ideais para seguir com essa profissão. Além disso, falaremos de modelos econômicos, e que contam com outros aspectos como o valor de mercado, depreciação e mecânica.

Nem todos os carros podem ser para taxistas

Antes de mais nada, é importante destacar isso. Não é qualquer carro que pode ser um táxi. Isso porque, algumas cidades contam com requisitos específicos, que podem variar de uma para outra.

Entre as exigências mais comuns, encontram-se o tempo de fabricação do veículo (que pode chegar a até 10 anos) e a regra de que todos os táxis devem ter quatro portas. Assim, serão facilitadas a entrada e saída dos passageiros.

Em algumas capitais, os modelos Hatches não são aceitos, nem mesmo os carros que comportam menos de 350 litros de capacidade no porta-malas.

O que um carro deve ter para ser usado como táxi

Não há uma norma específica em relação aos táxis que circulam em território nacional, no que se diz respeito ao que eles devem entregar. Geralmente, como citamos anteriormente varia de estado para estado.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o veículo deve contar com entre-eixos pelo menos 2,45 metros e largura mínima de 1,65m. É preciso ainda que o modelo ofereça alguns recursos, como: ar-condicionado e direção hidráulica ou elétrica.

Por isso, alguns veículos mais antigos como o Siena e o Chevrolet Classic não podem atuar como táxi na capital paulista.

Já os táxis especiais, ou pretos, como são conhecidos, devem possuir uma carroceria Sedã, Perua, Crossover ou SUV. Dito isso, ele deve contar com o entre-eixos de pelo menos 2,6 metros de largura e pelo menos 1,75 metros, e o seu porta-malas deve ter no mínimo 420 litros de capacidade.

Tirando isso, é necessário que o táxi seja equipado com um motor de pelo menos 115 cavalos. A lista também deve incluir outros itens mínimos, como são os casos de como airbags frontais, freios ABS e ar-condicionado. A carroceria precisa ser obrigatoriamente na cor preta.

Corolla é uma excelente opção para taxi
Corolla é uma excelente opção para taxi

Por quanto tempo um veículo pode rodar como táxi?

Provavelmente, você já reparou que a maioria dos taxistas sempre alteram os seus veículos, não é mesmo? No entanto, ao contrário do que a maioria imagina, essas trocas não são feitas por vontade própria do motorista.

Na verdade, há um tempo máximo determinado para que um veículo possa rodar como táxi numa determinada cidade.

No RJ por exemplo, o período para a troca do veículo como taxista é de 8 anos, já em São Paulo é de 10, e isso irá variar de estado para estado.

Dito isso, os veículos com idade ao limite dado por cada estado não são aprovados na vistoria e perdem a autorização concedida pela prefeitura para rodar na praça.

Quais são os melhores Carros para taxistas?

Confira abaixo a lista de modelos que não decepcionam em questão de conforto, desempenho e economia.

1. Toyota Corolla

Este é um carro de confiança. Isso é o que dizem de modo geral os motoristas que utilizam o modelo. Isso porque ele oferece praticidade aos motoristas e bom desempenho, tanto no meio urbano, quanto nas estradas.

Além disso, o sedã entrega segurança em todas suas versões, afinal, comporta sete airbags, controles de tração e de estabilidade e ainda agrega assistente de partida em rampa.

Ele também não deixa a desejar em relação a espaço, o seu porta-malas comporta 470 litros.

2. Volkswagen Voyage

O modelo da Vokswagen traz para motoristas e passageiros muito conforto e elegância. Além disso, o Voyage conta com um porta-malas que chega a 480 litros de capacidade de armazenamento.

Seu motor 1.6 é outro destaque em relação aos concorrentes. Ele oferece bom desempenho tanto em ambiente urbano, quanto nas estradas. Tem um tempo de reação rápido ao acelerar e não decepciona nas subidas mais íngremes.

3. Fiat Grand Siena

Essa é uma excelente alternativa para quem busca uma opção econômica, que proporcione desempenho, espaço interno e bagagem. O Fiat Grand Siena garante conforto a todos os ocupantes do veículo e é elogiado pelos proprietários pela relação de custo-benefício.

Além disso, ele traz uma série de itens que o destaca em relação a concorrência. Alguns deles são: Faróis de neblina, conexão bluetooth, entrada auxiliar e USB, além de vidros elétricos e porta-malas automático.

Grand Siena para taxista
Grand Siena para taxista

4. Volkswagen Virtus

O Virtus é bastante procurado pelos taxistas, e desde 2018 tem recebido um aumento considerável nas vendas. O modelo se destaca pelo desempenho, espaço e baixo consumo de combustível.

A versão Highline 1.0 TSI, por exemplo (de 2019), quando abastecido com álcool, faz 7,8 km/L na cidade e 10,2 km/L na estrada. Por outro lado, rodando à gasolina, o desempenho surpreende, 11,2 km/L na cidade e 14,6 km/L na estrada.

Quer encontrar opções de carros para taxistas? Conte conosco da Wandré Veículos, conheça nossa garagem virtual.