Saiba como dirigir com sono pode ser prejudicial para sua saúde
Independentemente de ser dito ou não na auto escola, algo que muitos motoristas repetem por sua rotina de trabalho é o ato de dirigir com sono. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Neurologia (ABN) com 495 condutores apresentou resultados preocupantes. A maioria dos entrevistados admitiu ter dirigido mesmo com sono, e aproximadamente 40% já andaram em zigue-zague na pista por conta do sono em excesso.
O sono é a segunda maior causa de acidentes no volante, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Dessa forma, dois em cada dez acidentes de trânsito são provocados por algum distúrbio do sono ou pelo excesso de cansaço.
A maioria das pessoas imaginam ter o controle da situação. No entanto, o sono é mais traiçoeiro do que aparenta ser. Isso porque, em alguns casos, o nosso corpo não responde.
Veja algumas estatísticas sobre sono ao volante
Provavelmente você já ouviu falar que especialistas recomendam em torno de oito horas de sono por dia, para preservação da saúde. Quando a pessoa dorme pouco, reflete diretamente sobre o desempenho ao volante.
Dormir ao menos 7 horas na noite anterior dobra o risco de acidente ao volante. No momento que se dorme menos de 5 horas no dia anterior, o risco aumenta em pelo menos cinco vezes.
Quanto mais silencioso o modelo do carro, se o motorista estiver com sono, o som, ou até o próprio ronco do motor, pode acabar impulsionando no sono.
Além disso, alguns horários específicos apontam um índice maior de sonolência ao volante e, consequentemente de acidentes. De acordo com a ABN, os horários de risco são entre 12h40 e 14h, quando as pessoas costumam ficar sonolentas após o almoço. Ou então, no período entre 22h e 6h, horários comuns de sono. No entanto, o período mais crítico está entre 3:30 e 5:50 da manhã.
No entanto, mesmo com uma noite bem dormida, há dias que estamos mais cansados do que em outros. Sendo assim, cabe a você se conhecer, e compreender.
O que fazer para não dirigir com sono?
Dirigir quando está com sono é tão perigoso que quando se ingere bebida alcóolica. Dessa forma, o que fazer para evitar?
Grande parte das pessoas utiliza algumas artimanhas como parar para tomar um café ou bebida energética/refrigerante. Outras estratégias adotadas são lavar o rosto, colocar música alta, mascar chiclete ou abaixar os vidros.
No entanto, essas estratégias apenas enganarão o seu cérebro e nem sempre darão certo. Na maioria das vezes a duração é curta. O efeito do café, por exemplo, desaparece totalmente em apenas 10 minutos.
Já o som alto pode inclusive atrapalhar, servindo como distração. O vidro aberto, a água o rosto e o chiclete também tem um pequeno efeito.
Como devo agir?
A maioria dos especialistas indicam que a melhor estratégia a ser tomada ao perceber que está sonolento é parar o veículo em local seguro e tirar um cochilo de meia hora. Mesmo parecendo pouco tempo, isso poderá te ajudar a regenerar para que o motorista chegue ao destino em segurança.
Além disso, você pode tomar outras medidas preventivas, para assim, evitar ficar com sono enquanto dirige, são elas:
- Dirigir ao lado de alguém
- Evitar horários onde você pode estar com mais sono
- Parar periodicamente, para assim, se regenerar
- Evitar dirigir nos casos de noites mal dormidas ou não dormidas
- Não dirigir após ingerir álcool
Posso ser preso por dirigir com sono?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não trata especificamente do termo de sonolência. No entanto, o condutor pode ser autuado caso o agente de trânsito identifique falta de atenção ao volante.
De acordo com o artigo 169, é infração leve quando se dirige sem atenção, ou sem cuidados indispensáveis à segurança. Assim, o condutor deverá pagar uma multa de R$ 88,38 e receberá três pontos na CNH.
Além disso, entregar a direção para uma pessoa sem condições adequadas de segurança também pode ser considerada uma infração.
Conforme o artigo 166 do Código Brasileiro de trânsito, permitir que uma pessoa que não esteja em estado físico ou psicológico minimamente adequado para conduzir o veículo, é passível de infração gravíssima e multa de R$ 293,47 além de 7 pontos na CNH.
Como identificar sinais de sono ao volante?
A melhor maneira de evitar qualquer problema é colocando algumas práticas em dicas apresentadas aqui e prestar atenção aos sinais do seu corpo. Dessa forma, preste a atenção em:
- Bocejos frequentes
- Olhos pesados
- Visão embaçada
- Dificuldade em manter o foco e a cabeça erguida
- Dificuldade de manter a estabilidade na velocidade
- Desvio da pista
Se perceber algum destes sinais, pare imediatamente o veículo e tire um cochilo. Assim, você garante a sua segurança, dos passageiros e dos demais na via.
Querendo o carro dos sonhos? Conheça a Wandré Veículos
Somos uma das maiores franquias de concessionárias de Minas Gerais. Ao todo são 5 lojas, com uma ampla variedade de veículos para você.
Veja os endereços abaixo:
- Loja 1 – R. João Mendes, 315, Extrema-MG, 37640-000
- Loja 2 – R. João Mendes, 403, Extrema-MG, 37640-000
- Loja 3 – R. João Moreira Sales, 754, Cambuí-MG, 37600-000
- Loja 4 – R. João Mendes, 234, Extrema-MG, 37640-000
- Loja 6 – Av. Genésio Vargas, 340, Camanducaia-MG, 37650-000
Entre em contato conosco e venha realizar seu test-drive.