O IPVA é uma dívida que deve ser paga todo início de ano por proprietários de veículo
O início de ano sempre pesa um pouco mais no bolso de quem possui um carro, afinal, é a época onde o IPVA deve ser quitado. No entanto, o dono do veículo pode pagar essa cobrança em uma parcela única com desconto, caso esteja dentro do prazo. A sigla dessa cobrança tem o significado de “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos. Essa é uma dívida cobrada todos os anos pelos governos de cada estado.
Este imposto surgiu em 1986, para substituir a antiga Taxa Rodoviária Única (TRU), que era focada em quitar gastos sobre os sistemas de transportes.
Entretanto, diferentemente do TRU, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos não oferece melhoria apenas nas ruas e nas estradas. Oferece também melhorias em outras áreas do governo estadual, municipal e federal, como mobilidade, saúde ou educação, por exemplo.
Para calcular o seu IPVA, você precisa de apenas duas informações: a alíquota cobrada no seu estado e o preço venal de seu veículo conforme a tabela FIPE.
Como funciona a Alíquota cobrada em cada estado?
Este valor varia de 1% à 4%. Cada estado cobra de acordo com as suas necessidades. Em São Paulo, por exemplo, são cobrados os 4%, enquanto no Piauí, apenas 2,5% são cobrados.
Se você não sabe o percentual de seu estado e deseja saber, você deverá consultar o valor de seu IPVA diretamente no site do DETRAN de seu estado.
Preço venal do veículo
Para fazer o cálculo do valor do IPVA, você deve se basear no valor em que seu veículo tinha em Setembro do ano anterior. Dessa forma, para realizar o cálculo, você deve usar de referência a tabela divulgada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Como funciona o reajuste de IPVA?
Normalmente, o valor do IPVA cai de ano à ano, o que não aconteceu de 2022 para 2023. Isso porque, o valor dos carros usados foram elevados, e consequentemente o IPVA também.
Assim, em alguns lugares, como São Paulo, por exemplo, as alíquotas continuam as mesmas:
- 4% para carros de passeio
- 2% para motocicletas e similares; caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado
- 1,5% para caminhões em geral
- 1% para veículos de locadoras registrados em SP
No entanto, a grande questão é o aumento nos valores dos preços dos automóveis.
Como pagar este imposto?
Para isso, você deverá ter o Certificado de Registro e Licenciamento do veículo em mãos. Este documento é onde consta o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Assim, o contribuinte deverá se encaminhar até as agências bancárias correspondentes dentro de seus estados.
Além disso, o pagamento pode ser feito através de autoatendimento ou então pela internet.
Já em outros estados, as casas lotéricas, que são ligadas à Caixa Econômica Federal, também fazem o recolhimento da cobrança.
Como fazer o parcelamento do IPVA
Para parcelar a dívida, o proprietário do veículo poderá dividir em até três vezes sucessivas na maior parte dos estados, dentro do território nacional. Entretanto, para usufruir deste benefício, a primeira parcela deve ser paga até o dia do seu vencimento. Quando você perde a data correta de pagamento, o dono do carro deve pagar obrigatoriamente à vista.
E se o vencimento do meu IPVA cair em um Sábado, Domingo ou feriado?
Caso o IPVA tenha o vencimento em uma das datas citadas acima, o motorista deverá realizar o pagamento no primeiro dia útil seguinte. Dessa forma, não será feita uma cobrança extra.
O que acontece se eu atrasar o meu pagamento?
Caso você atrase o seu pagamento, uma multa fracionada será cobrada dia após dia, até o limite máximo, que é de 20%, além de juros de 1% ao mês ou fracionado de acordo com a inflação.
O comprovante de pagamento da tarifa substitui o documento de licenciamento do veículo?
Muitos proprietários tem esse pensamento em mente, no entanto, a resposta é não. Isso porque, o Certificado de licenciamento do Veículo, será entregue pelo Detran na ocasião do licenciamento anual, e conterá, dentre outros, as informações sobre o pagamento da cobrança.
Se estiver com dúvidas pendentes, poderei quitar o IPVA mesmo assim?
Sim. Entretanto, você deverá resolver todas essas dívidas no momento em que for receber o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que é entregue pelo Detran. Dessa forma, você terá o comprovante de licenciamento. Isso porque, o CRLV é exigido pelas polícias civil e militar, além da rodoviária.
Se houver outras dívidas pendentes, poderei pagá-las de separadamente?
Depende. Caso o fisco não tenha notificado estes débitos pendentes, você poderá realizar estes pagamentos. Para fazer isso, você deverá informar o RENAVAM e o exercício/ano, ao caixa do banco, onde pagará essas dívidas.
Que tal comprar um veículo com um IPVA já quitado?
Aqui na Wandré Veículos, oferecemos uma grande variedade de veículos, e em algumas de nossas ofertas você poderá encontrar condições especiais como essa.
Temos lojas espalhadas em diversas cidades de Minas Gerais. Se interessou? Preencha o formulário, iremos te chamar o quanto antes. Aproveite e venha nos visitar.