Dirigir em dias de chuva nem sempre é uma tarefa fácil, por conta disso, neste artigo você verá dicas imprescindíveis
Todos sabem que, para dirigir em dias de chuva é necessário ter alguns cuidados. Isso porque, grande parte dos acidentes acontecem neste tipo de situação.
Essas situações podem ocorrer por diversos fatores: imprudência de terceiros ou problemas na pista, como: a mesma escorregadia, alagamentos, bocas de lobo e buracos imperceptíveis por conta da quantidade de água.
Dito isso, você verá neste artigo algumas situações e formas de prevenção de situações desagradáveis ao volante em dias chuvosos.
Por quais razões dirigir em dias ensolarados é mais fácil do que nos chuvosos?
A resposta para essa pergunta é bastante simples por diversos fatores. Isso porque, quando você dirige na chuva, terá outras preocupações além da pista, como: limpadores de para-brisas, aquecedores de vidros, além de visões prejudicadas, tanto pelos vidros, quanto pelos retrovisores.
Além disso, quando cai a chuva mais densa, reparamos que é necessário alternar entre limpadores e desembaçadores de vidro. Quando você reside ou trafega por uma cidade grande, isso atrapalha ainda mais a sua vida, isso porque, levará o dobro e as vezes até quatro vezes mais do tempo para chegar em seu destino, em relação a pequenas cidades.
Da mesma forma como os pedestres se protegem usando guarda-chuvas, com nossos veículos não pode ser diferente, assim, deve-se sempre estar atento com as condições de seu veículo.
Qual a importância de deixar seu carro com a manutenção em dia/
Quem faz a manutenção periódica do veículo nas datas corretas, tende a ter menos problemas no futuro. Com a manutenção em dia, você economiza combustível e evita a troca de peças do carro. Além disso, ele melhora significativamente em sua vida útil e potencial máximo.
A revisão garante mais segurança em dias mais chuvosos. Isso porque, o carro fica alinhado e balanceado. Além disso, ter os pneus novos, com a calibragem correta, ao invés de carecas, assim, evitará que o carro derrape e até capote.
O certo é fazer a cada 10 mil km uma manutenção do veículo. No entanto, sempre que perceber algo estranho em seu automóvel, deve ir imediatamente a uma oficina mecânica de sua confiança.
Veja abaixo dicas para dirigir em segurança em dias de chuva
1. De modo algum estacione embaixo de árvores
Em época de temporais e chuvas fortes, é comum noticiarem quedas de árvores, principalmente quando ocorrem as chamadas chuvas de verão. Ao estacionar o seu veículo próximo à arvores. Isso porque, você pode colocar o seu veículo em risco, ou então você e quem está dentro dele. Podendo trazer até uma perda total ao veículo.
Dessa forma, é fundamental que você tenha um seguro automotivo para este tipo de situação. No entanto, o melhor a se fazer é evitar de estacionar próximo.
Procure também estudar o local onde estacionou, busque saber se não há enchentes naquela região. Isso porque, pode ser que você não consiga recuperar o seu veículo.
2. Antes de dirigir em dias de chuva, verifique os sistemas de freio de seu veículo
Como falamos antes, é de suma importância que você realize a revisão periódica. Para isso, você deve pedir para analisar principalmente os sistemas de freio, afinal, se eles não estiverem 100% a sua vida, a de terceiros e a de quem estiver em seu veículo estarão em risco.
Para isso, verifique as seguintes situações:
1. Ruídos metálicos diferentes provenientes das rodas.
2. Barulhos estranhos quando você pisar no pedal do freio.
3. Se o pedal de freio está macio ou duro demais.
4. A trepidação do volante.
Se você notar um destes sinais, é de suma importância que leve o carro o quanto antes para um mecânico analisar.
3.Veja se o sistema de ventilação está funcionando
Quando chove, sua visão dentro do carro fica prejudicada, tanto nos vidros, quanto nos retrovisores. Por conta disso, é de suma importância que você veja o sinal de ventilação, para que o sistema esteja em bom estado e você tenha mais visibilidade quando for dirigir na chuva.
Além disso, é de suma importância que você higienize e troque os filtros de seu ar-condicionado sempre que necessário. Certifique-se de que o seu ar-condicionado está desligado na hora de ligar o seu veículo.
Além disso, é de suma importância que você não deixe o ar ligado por muito tempo, isso porque, ele libera gás carbônico em uma quantidade excessiva dentro do carro, pode acabar dando sono em todos os ocupantes do veículo, inclusive o motorista.
4. Verifique o funcionamento dos faróis traseiros e dianteiros
Está previsto no artigo nº 250 do código de leis de trânsito que se um motorista deixar os faróis apagados durante fortes chuvas, neblinas ou cerração, é considerada uma infração média.
Dessa forma, sempre que o dia for chuvoso, deixe os faróis ligados no nível médio. Assim, você evitará de prejudicar a visão dos outros motoristas que estão vindos no sentido contrário usando o farol alto.
Em algumas situações é inevitável, mas quando estiverem ocorrendo temporais, evite sair na rua com o carro.
5. Ao dirigir em dias de chuva mantenha distância segura aos carros à frente e atrás
Essa dica serve tanto para dias secos, quanto chuvosos, no entanto, na segunda opção a atenção deve ser redobrada, afinal, a pista fica mais escorregadia.
6. Cuidado com a aquaplanagem
Quando chove, principalmente quando chove forte, uma camada de água se forma sobre o asfalto. Assim, ao passar com o seu veículo sobre essas poças, os pneus perdem o contato direto com a pista.
7. Postura, mãos no volante e cinto de segurança sempre
Quando estiver dirigindo, principalmente me rodovias, mantenha as duas mãos no volante e postura adequada para ter mais controle sobre seu veículo. Não pegue celular, mesmo se estiver parado no trânsito, isso é considerado infração gravíssima.
Caso precise utilizar o celular, estacione o carro no acostamento e faça o que deve fazer com o veículo parado.
8. Ao dirigir em dias de chuva, tome cuidado com os pedestres
Quando se trata de chuva em dia de trânsito, não são apenas os motoristas que correm riscos, há casos de atropelamentos também, principalmente quando o pedestre pisa em algum buraco que não consegue ver.
Cuidado também com as poças para não molhar os pedestres.
Por fim, mantenha a calma, ao se estressar ou se envolver em confusões, colocará não apenas a sua vida em risco, mas a de terceiros.
Confira nossas opções de veículo em nossa loja