Lei do Insulfilm 2023: Veja mudanças, regras e o valor da multa

Com foco na segurança, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi instaurada a Lei do Insulfilm 2023, trazendo novas regras

A Lei do Insulfilm 2023 traz novas regras em relação ao uso de películas nos vidros dos veículos. Entre as principais mudanças na nova lei, pode resultar em multa e pontos na CNH. O que mais chama a atenção é a tolerância zero para as bolhas na película, que no para-brisa e vidros laterais dianteiros podem prejudicar a visão do motorista.

Quais são as novas regras da lei do insulfilm?

O insulfilm, como é popularmente conhecida a película automotiva, é feito através de uma membrana de poliéster, coberta com uma fina camada de metal. Assim, quando é aplicado no vidro do carro, é transparente e quase imperceptível ao olho humano na parte interna. Este item é considerado como um instrumento de segurança. Afinal, do lado externo do veículo, a visão de possíveis ladrões fica prejudicada.

O nome da marca comercial de películas pioneira no mercado, é insulfilme, e protege os ocupantes da ação do sol em dias com raios muito forte. Além disso, alguns modelos bloqueiam até 99% das emissões de raios ultravioleta, tornando-se aliados na prevenção de doenças de pele.

No que se refere ao limite de insulfilm, estão presentes no Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, que, por sua vez, atribui a competência ao Contran, que avalia as normas de regulamentação referente a aplicação de películas de escurecimento.

A Nova lei restringiu o uso de alguns modelos dessa película e estabeleceu porcentagens e visibilidade. Os limites não foram criados por acaso: Afinal, um vidro muito escuro pode resultar em acidentes, isso porque prejudica bastante a visão do condutor.

Veja abaixo quais são estes limites:

Insulfilm dianteiro e lateral - colocando insulfilm nos vidros dianteiros
Insulfilm dianteiro e lateral

1.  Insulfilm para vidros laterais e dianteiros

O grau de transparência deve ser de 70%. Caso esteja além do autorizado, você pode ser parado, multado e obrigado a remover o insulfilm.

2. Demais vidros sem interferência à condução

Dentro da nova lei, não é mais exigido um grau mínimo de transparência para vidros que não interfiram na área indispensável para o condutor. Assim, o vidro traseiro e os laterais da parte de trás não precisam de um padrão mínimo.

Além disso, o Contran proibiu alguns tipos de películas, como as espelhadas ou opacas.

Quais os problemas das bolhas no insulfilm?

De acordo com o Detran do Mato Grosso do Sul, os proprietários de veículos que buscam empresas credenciadas e habilitadas para a execução do serviço de instalação do insulfilm.

Além disso, é obrigatório ter a chancela indelével na película que comprove os dados do instalador.

Com o passar do tempo, a película pode ser danificada. Além disso, pode criar bolhas e ficar desfocada, podendo prejudicar a passagem da transmitância luminosa.

Este artigo foi interessante para você? Continue acompanhando nosso blog. Assim, basta clicar aqui para ter acesso.